Ocorrido na última semana, em conjunto com a Fecon de Tijucas, o 1º Encontro de Construtores e Afins, foi uma grande oportunidade para ter uma noção melhor do panorama da construção civil nacional.
Baseado nas palestras de grandes nomes da construção civil brasileira, as perspectivas são positivas para um crescimento econômico nos próximos meses.
Para a presidente Mirna Rubia, a construção voltará a ser uma das alavancas para a economia, mas exige muita atenção e planejamento por parte dos pequenos construtores. “Temos que trabalhar com a realidade do mercado atual onde os lucros baixaram e a demanda de construção aumentou. As exigências para os pequenos construtores passaram a ser as mesmas que para os grandes, no entanto, infelizmente sem o mesmo peso da balança”, destaca.
Um dos palestrantes do encontro, o presidente da FENAPC, Fabiano Zica, alertou para os entraves que os construtores enfrentam. “Quem gera riqueza é o poder privado, e a cidade que consegue respeitar isso serve de exemplo para cada um de nós”, disse Fabiano Zica na abertura do evento.
Para o vice-presidente da ACCA e coordenador do evento, Pedro Pierezan, há necessidade de se ter mais segurança jurídica para os pequenos empresários. “No Brasil ser empreendedor é ser guerreiro frente à tanta insegurança. O negócio nem bem começou e já está com novas regras”, afirmou Pedro.
O panorama que vem se desenhando só deixa mais claro a importância das ações executadas pela ACCA e Fenapc, conforme destaca Mirna Rubia. “Por isso cada dia mais temos que ter em mente que o profissionalismo e o associativismo vai nos manter no mercado com maior visibilidade. Sem essa união seríamos somente mais um remando contra a maré. Por isso nosso lema é JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!” afirma a presidente.