O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que o banco público lançará uma nova linha de crédito imobiliário com juros calculados sobre o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), mais uma taxa de juros prefixada que ainda não foi definida. Ele não deu data, não falou sobre o público-alvo nem os valores dos imóveis que seriam financiados.
Segundo ele, a medida teria possibilidade de financiar 46 mil imóveis, beneficiar 400 mil pessoas e gerar uma nova carteira de crédito de até R$ 10 bilhões. Os recursos seriam emprestados com base nas captações de poupança.
“É bom para a Caixa, a gente ganha dinheiro e a gente ajuda a reativar a economia. Fazemos empréstimo de 30 anos, 25 anos. Temos 70% do mercado, vamos retomar esse com funding [recursos] da poupança, que nos últimos três ou quatro anos, estava bem menor”, disse.
O presidente da Caixa também anunciou renegociação de dívidas com até 90% de desconto para seus correntistas, mas não informou quando começa o programa.