março 12 2020 0Comentário

E-book orienta empresários da construção sobre NRs já atualizadas

Desde 2019 as Normas Regulamentadoras têm passado por processos de revisão, reestruturação e simplificação bastante significativos. Para auxiliar os empresários do setor da construção no conhecimento das mudanças realizadas até o momento, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou nesta quarta-feira (11/3) o e-book ‘As novas NRs e a Indústria da Construção’.

“A ideia é oferecer ao empresário do setor da construção e ao profissional das áreas de Engenharia de campo e de Segurança do Trabalho uma publicação que, de forma didática, direta e objetiva, informe sobre as principais alterações realizadas nas normas regulamentadoras que já foram publicadas e seus impactos na construção civil”, aponta o vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

“Quando se pensa em segurança e saúde do trabalho na indústria da construção, sempre vem à mente a NR 18, que é a norma regulamentadora específica para o setor (tratada como NR setorial). No entanto, várias outras normas conhecidas como NRs especiais ou gerais, mesmo que em uma menor escala, impactam nas atividades dessa indústria e, portanto, conhecê-las é obrigatório”, observa o engenheiro civil Hugo Sefrian Peinado, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e consultor técnico que participou da elaboração da publicação.

Em uma ficha específica, o e-book apresenta as Normas Regulamentadoras já atualizadas e publicadas, na qual o leitor identificará os aspectos gerais da NR, principais pontos tratados por ela, algumas alterações e implementações ocorridas nessa versão em relação à versão anterior e, também, impressões do especialista a respeito dessas mudanças.

As NRs que passaram por esse processo de revisão e, portanto, constam nesse e-book são: NRs 01, 03, 12, 24 e 28. Além dessas, trata-se da NR 02, que foi revogada.

Novas fichas serão implementadas na publicação tão logo as novas NRs gerais ou especiais sejam atualizadas.

A edição do e-book integra o projeto ‘Elaboração e Divulgação de Material(is) Orientativo(s) sobre as Atualizações das Regras Trabalhistas e/ou de Segurança e Saúde no Trabalho, para a Indústria da Construção’, desenvolvido pela CBIC com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Acesse o e-book ‘As novas NRs e a Indústria da Construção’ no site da CBIC.

Avatar

admin

Administrador geral das plataformas online ACCA.

ESCREVA UMA RESPOSTA OU COMENTÁRIO