julho 24 2020 0Comentário

Prefeitura de Joinville vai emitir alvarás de construção eletronicamente

A partir de segunda-feira (27), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), passa a operar a plataforma de serviços públicos eletrônicos, ferramenta que vai possibilitar ao cidadão o requerimento e a emissão de diversos serviços e documentos, pela internet.

O primeiro serviço disponibilizado pela plataforma de serviços púbicos eletrônicos, será o alvará de construção, em três diferentes modalidades: alvará de construção de residência multifamiliar, alvará de construção de residência unifamiliar e alvará de construção sem projeto (para intervenções com metragem de até 30 metros quadrados).

Entre as principais mudanças e simplificações que serão implementadas no processo, estão a geração automática de Consulta Prévia; emissão de alvarás de construção com numeração predial já definida; assinatura eletrônica do profissional autor do projeto; e, sobretudo, maior celeridade a agilidade nos encaminhamentos dos processos de protocolos e análises de projetos.

De acordo com o secretário da Sama, Caio Amaral, a emissão de alvarás de construção é a primeira funcionalidade disponibilizada pela plataforma, já que o serviço representa 70% da demanda total de alvarás solicitados ao órgão.

“Um dos motivos que optamos por inaugurar a nova plataforma com o processo de alvará de construção, deve-se em razão de monitorarmos o relatório do Banco Mundial, Doing Business, que aponta que a obtenção do alvará de construção é uma das áreas para melhoria do ambiente de negócios”, explica.

Após a primeira etapa, a plataforma de serviços públicos eletrônicos da Prefeitura de Joinville deverá receber novas funcionalidades. Com isso, deverão ser implementados processos como a emissão de outras modalidades de alvarás de construção (economia mista, indústria e demolição), certificação de conclusão de obras, alvará de construção por autodeclaração, certidões emitidas pela Sama e licenciamento ambiental.

Operacionalidade

Presidente Mirna Rubia e Vice-presidente Pedro Pierezan, participaram da reunião de apresentação da Plataforma na última terça-feira (21) – Foto: Divulgação PMJ

A plataforma de serviços públicos eletrônicos funcionará dentro do site da Prefeitura de Joinville e será aberta ao cidadão.

Para a emissão do alvará de construção, a primeira etapa é que o solicitante – pessoa física ou jurídica, responsável técnico pela obra – faça a sua certificação eletrônica, por meio do próprio sistema.

Assim que estiver habilitado, o requerente poderá iniciar o processo de forma eletrônica, preenchendo as informações solicitadas e enviando documentos como projetos, plantas, Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e matrícula do imóvel, em arquivos digitais.

A própria plataforma vai calcular o valor das taxas a serem pagas, emitir os boletos bancários e, após a identificação do pagamento, o sistema enviará o processo para análise da área técnica.

Para o secretário Caio do Amaral, a substituição dos processos realizados de forma presencial, como acontece atualmente, pelo meio eletrônico, deve dar mais agilidade e qualidade aos serviços prestados pelo município, ao cidadão.

“Neste ano, entre os meses de janeiro e julho, a Sama já emitiu alvarás que correspondem ao dobro da área de metragem quadrada, autorizada em 2019. A melhoria de performance deve-se a fatores como simplificação de processos, capacitação das equipes e atualização das normativas internas”, afirma Amaral.

Além de disponibilizar vídeos tutoriais e materiais explicativos no site da Prefeitura de Joinville, a Sama vai realizar, em data a ser confirmada, reuniões virtuais para explicar aos profissionais do setor e demais interessados, as funcionalidades e formas de operação da nova plataforma de serviços públicos eletrônicos.

ESCREVA UMA RESPOSTA OU COMENTÁRIO