O financiamento imobiliário se tornou uma das alternativas mais possíveis para quem quer sair do aluguel mas não possui condições de adquirir um imóvel à vista. Mas o que muitos ainda não perceberam é que mesmo esse investimento sendo muito benéfico, ele exige uma certa dose de planejamento.
Aqui listamos alguns erros comuns que as pessoas cometem no processo, para que você não cometa os mesmo erros e possa se planejar de forma muito mais eficiente e correta.
Falta de planejamento
O planejamento é o primeiro passo para começar a trilhar o sonho da casa própria – ou de qualquer outro sonho. Sem ele você não conseguirá economizar e muito menos ter foco no seu objetivo.
Sem um planejamento é quase impossível realizar um financiamento imobiliário consciente e totalmente benéfico para a sua situação financeira, isso porque você não conseguirá ter uma dimensão das suas finanças, dos gatos e futuramente, haverá uma grande chance de você se tornar inadimplente.
Escolher imóvel com valor maior que o próprio orçamento
Esse é um grande erro que algumas pessoas costumam cometer e quem o comete muitas vezes também falhou em não realizar um planejamento.
Antes de decidir qual casa ou apartamento você vai escolher para financiar e futuramente morar, é importante analisar muitas outras opções. Isso vai te dar mais segurança para fazer uma escolha sensata e que se encaixe no seu orçamento.
É importante sempre lembrar que essa é uma dívida longa, então você deverá levar em consideração não somente o valor total do financiamento imobiliário, mas também as despesas do imóvel que surgiram.
Sem um planejamento tudo irá virar uma bola de neve. Então antes de tomar qualquer decisão, faça um planejamento e escolha um imóvel na sua realidade financeira.
Ignorar o contrato
O contrato é tão importante quanto o planejamento! Se você o ignorar irá perder informações muito importantes, incluindo taxas e até mesmo o juros aplicado pela instituição financeira.
Falando em juros, muitas instituições financeiras repensam seus juros se os clientes pedirem uma negociação do valor, e se você perder essa informação no contrato não será possível pedir qualquer tipo de negociação depois que ele for assinado.
Preste atenção em todas as informações antes de assinar.
Não analisar o imóvel
Se você vai comprar um imóvel que já está a pronta entrega é importante ir até o local e fazer uma avaliação. Em alguns casos, os bancos disponibilizam um especialista para analisar a obra e dizer se ela está apta para alguém poder habitar.
Essa é uma medida necessária para evitar que você compre um apartamento, por exemplo, e ele tenha várias questões para serem reparadas. Ou seja, além de pagar o financiamento você irá gastar com despesas de manutenção, o que significa mais e mais gastos!
Esquecer de conferir a documentação do imóvel
Depois da análise do perfil do cliente, as instituições financeiras fazem análise de toda a documentação necessária para esse processo.
Para que o financiamento não demore além do prazo, é importante conferir com calma toda a documentação antes de entregá-la no banco. Isso vai te ajudar a economizar tempo e claro, vai evitar dores de cabeça e picos de estresse.
Não tirar dúvidas
Assim como realizar um bom planejamento, é importante sanar todas as dúvidas que você tenha acerca do financiamento, taxa de juros e entre outras questões.
Quando você for visitar as instituições financeiras sempre tire todas as suas dúvidas, isso vai ajudá-lo a fazer um bom financiamento e também a conhecer melhor os bancos ao qual você está pautando para fazer o financiamento.